Yamaha T-Max 530
Com desenho e comportamento mais esportivo, esse scooter não dispensa as mordomias urbanas, como câmbio automático e porta-objetos embaixo do banco
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Com aros de 15 polegadas e pneus esportivos, encara curvas sem timidez
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Lá como cá, o trânsito beira o colapso. Contudo, cá o transporte coletivo nos grandes centros urbanos também beira o caos, servindo como forte incentivo e fator de convencimento em direção aos urbanos e práticos scooters, inclusive em modelos maiores e mais sofisticados, exatamente como o Yamaha T-Max 530. Um segmento ainda em desenvolvimento, que começa a ter mais opções, e já tem, por exemplo, o Dafra Citycom 300 (a marca vai lançar outro modelo de 400cm³), os veteranos Suzuki Burgman 400 e 650, além da possibilidade de a alemã BMW trazer os modelos C 600 Sport e C 650 GT.
ESPORTIVA Líder em vendas na Europa, o T-Max foi lançado, em 2001, com uma proposta mais ousada e esportiva. A aposta emplacou e, em sua quarta geração, o motor foi aumentado de 500cm³ para os atuais 530cm³. O modelo também tem características parecidas com as das motocicletas nas soluções de engenharia. O quadro, por exemplo, tem dupla trave em alumínio, aumentando a rigidez e reduzindo o peso, como nas motos esportivas. O escape tem saída alta e fica destacado, igualmente como em algumas esportivas. Além disso, e o desenho da rabeta e o conjunto de luzes traseiras são inspirados na badalada superesportiva R-1 e o para-lamas dianteiro herdado da prima R-6.
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FOGUETINHO O motor tem arquitetura de dois cilindros em linha, 530cm³ de cilindrada, refrigeração líquida e injeção eletrônica. A potência alcança 46,5cv a 6.750rpm e o torque máximo chega a 5,33kgfm a 5.250rpm. O T-Max acelera forte e arranca como uma moto (e até na frente) nos semáforos, por exemplo. Porém, a posição de pilotagem é relaxada e confortável, transmitindo a sensação de estar em um sofá veloz e com motor. As dimensões mais volumosas reduzem a agilidade no trânsito engarrafado, mas o câmbio automático do tipo contínuo (CVT) ameniza a situação. A transmissão final é feita por correia dentada, que dispensa manutenção.
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O motor tem dois cilindros em linha e fornece 46,5cv
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Fonte : motoraid.com.br